Tem alguma dúvida? Contacte-nos: +351 967 337 361

altafjussub@gmail.com

O que esperar da 1ª consulta?

Osteopatia, o que esperar da 1ª consulta?

Pretende-se, inicialmente, conhecer o historial clínico do paciente procurando deste modo compreender as suas queixas. Neste diagnóstico será encontrada a origem do problema que permitirá estabelecer um plano de tratamento adequado. Acidentes ou entorses, movimentos repetitivos, má postura da coluna, lesões recorrentes não tratadas devidamente, hospitalizações ou ainda factores emocionais podem ser a cauda das queixas do paciente.

As avaliações iniciais que se consideram de importância extrema são as dores nos ombros, a postura, a mobilidade, os músculos e as articulações, a zona visceral, e os sistemas neurológico, cardiovascular e respiratório.

Após estas avaliações, o diagnóstico será explicado ao paciente assim como o plano de tratamentos a seguir. Neste plano estão incluídas as técnicas profissionais e as visitas necessárias à erradicação do problema.

A generalidade dos tratamentos osteopáticos consiste em técnicas suaves nos tecidos moles e em mobilizações das articulações. As técnicas manipulativas e linfáticas podem igualmente ser usadas.

Em quadros clínicos que o osteopata considere não resolúveis pela osteopatia, o paciente será enviado para o seu médico de família que o encaminhará para a especialidade adequada ao seu problema.